segunda-feira, 30 de maio de 2011

A volta triunfal ao Brasil!!

Bom caros seguidores, leitores, apreciadores e amigos que acompanharam toda nossa história no Chile (por muitas vezes quase que em tempo real), dando sequência ao post das gurias me ecarrego de contar um pouco sobre a nossa volta para Santa Maria. Como a Thais disse, depois de uma sexta-feira intensa -shopping, visita ao ex-congresso ...) marcamos uma grande despedida com todos os companheiros de curso, a prof Regina, Seu esposo e alguns agregados que conhecemos em Santiago. Arrumamos nossas bagagens (o que não era pouco) e começemos a nos arreglar para o carrete (expressão usada pelos chilenos para se referir a festa). De tanto que gostamos voltamos ao Santo Segredo. La tivemos uma noite agradável e ao mesmo tempo que muito alegre pelo sentimento de missão cumprida, um pouco triste pois a emoção era muita por causa da despedida. Conversamos, demos muita risada, provamos algumas especiarias tipicas chilenas, choramos, nos emocionamos, em fim, acho que posso dizer que todos nós em algum momento da noite - ou em vários - externamos todo o sentimento dese período no Chile. A companhia e a conversa era tão boa, e a vontade de não se separar era ta grande que não queriamos ir embora, mas as horas iam passando e se aproximava a hora de pegarmos o taxi para o aeroporto, o qual haviamos marcado para às 5:15 da madrugada. Quando de fato inicamos as despedidas eram lagrimas, abraçoes e beijos para todos os lados, quase que inundamos o pub..hehe. Alguns colegas nos acompanharam até o hostal para mais uma despedida, agora a final mesmo, mas como a Thais mencionou no post anterior, apenas um "ATÉ LOGO". Era por volta de 4h da manha qdo chegamos ao Hostal, nem preciso dizer que foi aquela correria para fechar as malas e correr para o aeroporto. Tivemos alguns problemas para fechar as melas, pois os regalos eram muitos, mas como todo bom brasileiro demos um jeitinho - eu deixei desodorant,e shampoo, e até o meu sorine que não coube na mala - as gurias tambm tiveram que deixar alguns pertences. Nos despedimos do pessoal do Hostal, oportunidade na qual agradecemos toda a atençao carinho e hospitalidade que tivemos. Em fim, conseguimaos entar na vam e embarcamos correndo para o aeroporto. O cansaço pegou, nossos corpos estavam no limite do limite, e nossas mentes já havima transgredido todos os limites possiveis, e ainda faltava um dia inteiro de viagem, conexões e correria por aeroportos, porém nada disso importava, pois nossa realizaçao como aluno de Direito e como pessoa era extrema. Eu e Thais sacamos nossos belos óculos escuros, levantamos a cabeça e juntamente com Fran e Tailah demos início ao nosso retorno - As caras eram de dar pena- Nossa maior preocupação era com o excesso de bagagem, o que logo se confirmou na hora de fazer o Chek-im, porém demos aquele jetinho e resolvemos os contratempos que surgiram facil facil. Demoramos para embarcar, pois o aeroporto já estava lotado logo cedo e tinhamos que passar pela imigraçao ainda, então nem conseguimos comer. direito. No voo de Santiago para Montevideo em algum momento todos dormimos, uns mais, outros menos, e qdo vimos já estavamos no Uruguay, com aquele sentimento de jque já estavamos mais pra lá do que pra cá. A conexao foi rápida, tivemos tempo apenas de fazer um lanche e ir no banheiro, pq logo embarcamos. O voo até POA foi tranquilo, porém a ansiedade pra chegar era grande. Já em Poa a Fram teve um probleminha com a mala, mas logo resolvmos. Bom, acho que agora posso dizer que chegamos na última etapa de nosso retorno, o bus até Sta Maria. Nesse momento a ansiedade de nossas famiíias acho que até superava a nossa, pq estavamos tão cansados que nem ficar ansiosos conseguiamos mais. Durmimos por algum tempo durante a volta, até pq eram quatro horas até sta maria. Meu pai e os pais da fran lpor volta das 7:30 já estavam na rodo, sendo que só chegamos as 8h...hehe. Chegamos bem no horário e a rodoviaria ficou pequena para tanta saudade, alegria, histórias e emoção. Nos abraçamos todos, falamos sem parar, querendo contar todos os 15 dias em 05 min, tiramos uma foto para marcar a chegada, até que nos despedimos e fomos então cada um para suas casas. Minha familia me esperava com um belo Strognoff para saber de tudo, estavam meus avós, tios, pais,primos e irmaos...comemos e ficamos atá as 3h da manha conversando, até que eu nao aguentei e dormi sentado. Bom colegas, esse foi um breve relato de nosso retorno. Aproveito para deixar um gancho para o próximo posto, onde contraemos o nosso primeiro dia na FADISMA, o reencontro com os colegas, as histórias, as perguntas...em fim tudo o que se passou no Chile. Um grande abraço a todos e continuem acompanhando, pois o blog continuará sendo alimentado, inclusive pelos Chilenos, os quais, em breve, começaram a postar aqui tb.

domingo, 29 de maio de 2011

Quinta e Sexta - Dois últimos dias em Santiago

Olá...hoje o post já é feito do Brasil, os últimos dias foram mais que "INTENSOS"(palavra mais usada na nossa entrevista da rádio)!! Na quinta, o curso foi exclusivamente voltado para o término das apresentações de temas, a Fran, o Leopoldo e a Tailah fizeram essa apresentação e aproveitaram para colher mais ideias que iam surgindo com o debate dos temas.... Feito isso a Prof. Regina separou todos os temas e encaminhou pra Prof Cris!! Agora: pesquisar, pesquisar e pesquisar, ou em espanhol investigar!!! De tarde saímos com a querida Yenniffer para o Mallchino- não me recordo se é bem esse o nome- mas o Leopoldo preferiu voltar pro Hostal e nos encontrar no fim da tarde direto para a visita acompanhada ao Ex Congresso em Santiago! Deixei as gurias lá e fui em uma Fundação que tinha visto pelo google como chegar (e é claro com a ajuda do Nacho e seus mapas)... Lá chegando depois de meia hora de metrô e caminhada: A porta estava fechada, nessa hora quase sentei na calçada e já estava ensaiando uma carinha de "coitadinha com revolta" quando decidi insitir na campainha... Gracias Dios!! Atenderam e eu visitei o local, sobre economia solidária.... Voltei pro centro para o encontro na Plaza de Armas de onde partiríamos para o ex-Congresso. A visita foi incrivél, um lugar que "bebe história", a riqueza da arquitetura de influencia francesa fascinava!! A história do local, sobre uma Igreja que tinha pego fogo... tudo valeu a pena... Depois coloco as fotos!! Voltamos pro Hostal e aí direto para o pátio Bella Vista! que lugar maneiro!! Ao ar livre restaurantes e lojas!! Assistimos a partida do Colo Colo e Uni. Católica (eu acho)... a Prof também foi!! muito divertido... depois encontramos o Lavrenti- nosso amigo da História e seu primo.... fomos ao Karaoke no Bar Santo Segredo! um sucesso, eu e a Tailinha até nos arriscamos para uma música, ainda bem que só uma.... não senti que a plateia gostou, mas azar , tentamos né e assim foi a divertida noite de cantoria(...)!!!! Mas recomeça nossa rotina na sexta então hehehehe... Sexta um dia INCRÍVEL!!! Para contextualizar na quarta tínhamos proposto um café da manhã juntos só que fomos vetados com a desculpa que não poderíamos fugir do programa do curso. ok, nos contentamos pq já iríamos confraternizar de noite! Sexta no intervalo das dez, a Prof Regina nos levou para tirar fotos na faculdade com a estatua do patrono da UBO.... tb com a Ximena- secretária do curso... fomos na biblioteca e retornamos à sala.... lá não pudemos entrar pois a "funcionária fazia a limpeza" ... esperamos... esperamos e pronto : Entramos na sala e... A MAIOR SURPRESA, uma LINDA mesa de café da manhã com um TORTA todo enfeitada da Yenniffer e chá- café - nescau... tudo... tudo, quase um café colonial !! Gente que gratidão temos por esses colegas, agora AMIGOS!! fomos nos aproximando aos poucos - tah na verdade não aos poucos, bem de pressa até !!! E agora o carinho gigante por essas pessoas, mais que sorte... Fomos abençoados! Depois disso o Decano foi se despedir , falou lindas palavras, oq mais gostei era mais ou menos assim "nem vou questionar cada um de vcs sobre a experiência, pois é visivél em seus rostos o resultado disso tudo.... tudo o que fazemos é para ser dado o nosso Melhor, e estou feliz com o resultado do curso " (com a tradução livre é claro.) Bah, esse dia acabou com meu emocional! Um gostinho de ATÉ LOGO !! De tarde relaxamos-arrumamos as malas e fomos para um "happy hour" prolongado ..... sobre a saída deixo para outro post, pq como não dormimos para o Sábado o dia da partida fica bem numa só narrativa!! beijos thaísss
ps: A tailinha e a fran tb ajudaram no post!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Últimos dias no Chile

Oiiii pessoal!
Ontem foi um dia muito agitado, até trocamos de sala.
Recebemos uma visita muito especial na classe, do Decano do Curso de Derecho e Comunicación Social, é como se fosse um reitor para nós.
Ele foi muito legal, nos recebeu bem e espera que esse intercâmbio seja o primeiro de muitos, que vários alunos tenham essa oportunidade que estamos tendo, e que não seja somente entre Brasil e Chile, mas que também envolva outros países.
Depois da aula fomos entrevistados na rádio da UBO, foi muito legal, diferente, ficamos um pouco nervosos, arriscamos o espanhol, porém deu tudo certo.
Fomos divididos em duplas, primeiro gravaram a Fran e a Thaís, depois eu e o Leopoldo.
A entrevista das meninas vai ao ar amanhã, e a nossa na próxima sexta, às 11horas da manhã do Brasil, podendo ser acompanhado no site da UBO.
A tarde visitamos o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, que não poderíamos deixar de conhecer é claro, pois é relacionado ao tema do nosso curso.
O Museo registra os atentados contra a vida e a dignidade das pessoas ocorridos entre 11 de setembro de 1973 a 10 de março de 1990. É um convite para refletir sobre esses fatos, para que não ocorram mais, e também para implantar o respeito para com os direitos humanos como uma prática permanente.
Ficamos emocionados com a história de algumas pessoas, principalmente com cartas escritas por crianças que perderam, ou foram separadas, de seus familiares no período da ditadura militar.
Mais tarde fomos conhecer o Bairro Suécia com um amigo que fizemos aqui, o Lavrenti, nos divertimos muito, porém voltamos cedo para casa pois estavamos muito cansados.
Hoje vamos conhecer a antiga Câmara dos Deputados, pois a sede do Congresso atualmente encontra-se em Valparaíso, e pela noite já vamos ir arrumando nossas malas.
Bom, o intercâmbio está chegando ao fim e estamos com o coração dividido, uma parte de nós quer voltar para o Brasil, e outra parte quer ficar aqui.

Um abraço, e comentem!
Tailah B. Ponsi

terça-feira, 24 de maio de 2011

Um dia incomum!!! Casa da família CORTEZ - Ignacio!!!































Como já foi falado, sábado foi um dia em que todos nos separamos! Na Estação Baquedano marcamos o nosso encontro, sendo que cada dupla foi para sua respectiva casa. Eu fui com Ignacio (Nacho), juntamente com Lolo e Thaís, visto que os dois moram muito perto. Paramos em uma das últimas paradas da linha 5 do metro, no centro da comuna (como chamam), entao fomos a uma pequena feira de artesanatos e visitamos o Templo Votivo de Maipú, com uma história encantadora, que a Thaís já explicou, e por sinal, muito bem!! Como nunca tinha visto um Templo, fiquei fascinada, muito lindo e muito grande, já sou pequena mas me senti uma formiguinha hehehehe. Entao voltando, podemos assistir o desfile dos Bomberos, com uma banda maravilhosa, tive que gravar um pouco, também tiramos algumas fotos com umas criancas com vestimentas típicas chilenas, traje muito lindo!!! Depois disso, nós nos separamos, eu e Nacho seguimos para a casa de sua família! Seus pais (Bernardo e Jessica) estavam nos esperando no posto, para seguirmos de carro. Muito adoráveis, me receberam muito bem! Uma comuna com um estilo muito diferente do que estamos acostumados a ver (muitos edifícios), sendo uma comuna mais residencial, muito lindo também!! Entao chegamos na casa e conheci a irma de Nacho, Vania, 19 anos e que inclusive hoje está completando 20 anos (já deixo meus parabéns)! Uma família muito simpática, conversamos muito, inclusive, passei o dia conversando apenas em espanhol, e por incrível que pareca, eles nao acreditaram que eu vim sem saber nada!!!(estou de parabéns!!) Almocamos uma comida que nem gosto quase, Ala minuta, hummmm uma delícia!!! Depois de sobremesa comemos uma torta de sorvete! E por fim, tomamos um chá!!! Olhei algumas fotos da família e os pais de Nacho me contaram algumas experiencias que tiveram nas 2 viagens ao Brasil (Maceio e Bonito). Depois eu e Nacho fomos ao shopping, muito lindo também, com uma fonte linda)! Passeamos e conversamos bastante! Foi um dia diferente, porém tao especial quanto todos os dias que estou tendo aqui no Chile! Pude conhecer um pouco mais de um dos amigos que fiz aqui, e foi muito bom estar com uma família, sempre o aconchego de um lar nos dá muita paz e nos renova! Deu para matar um pouco a saudade de casa, pois conheci uma família muito acolhedora (pena que ñ tirei foto com a família)! Depois saimos um pouco já atrasados para o reencontro de todo o pessoal! E nos arrumamos para CARRETEAR (festiar)!!!
Beijos a todos e em especial a minha família!
(OBS: alguns erros de ortografia porque estou no pc do Hostal, que tem os acentos utilizados na língua espanhola)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DIA 7 - CASA DA FAMÍLIA- Sáez Barra- Lolo!!





















O dia começou com nosso encontro na Estação Baquedano, às 10:oo, e então nos dividimos nas duplas... A Fran e o Ignácio tb seguiram o mesmo caminho q a gente (eu e Lolo), pois ele mora perto dela... Então fomos ao centro e ao Templo Votivo de Maipú!! Um lugar especial que tem ruínas de 1818, uma promessa de contrução caso vitória em batalha de Bernardo O´Higgins, o templo é gigantesco e ainda com o alto grau de tremor não lhe passou nada!! Tinha agradecimentos no altar de pessoas de todo o Chile, incluindo os Mineradores que ficaram por 70 e poucos dias presos (isso vcs já sabem)... Uma cruz tb na entrada com quadrados contando a história do povo chileno, com certeza uma visita rica em história e espiritualidade. Depois disso, acompanhamos um desfile dos Bomberos e tirei fotos com crianças de vestimentas tradicional de Huaso y China, o menino representa o proprietário e a menina a serviçal!! Depois fui pra casa da Lolo, fui recebida tão, tão bem que eu fiquei até envergonhada!! olha para eu ficar com vergonha é raro hehehehe O carinho era tanto que tinha até balões verde e amarelo !! Comemos de entrada Empanadas tão saborasas que tenho água na boca só de lembrar.... Joguei wii!! Fomos à Palmaire, uma comunidade típica chilena, com feira de artesanto e uma paisagem geográfica linda!! A cordilheira acompanhava a meia hora de viagem de Santiago até Polmaire... lá vi a apresentação de rua de Chinchineros (vide foto)... Almoçamos e retornamos... quando eu já estava mais que satisfeita foi servida uma torta que meu Deus, sem comentários!!! O pai da Lolo- Manuel, vestiu-se com trajes chilenos e é claro eu metida, me vesti tb!!! Ganhei ou melhor, ganhamos (eu e minha família) mtos presentes deles, o namorado da Lolo - Hector, me deu até um Indio Pícaro, hehehe procurem no google sobre isso !! ah, tb dei presentes.... comprei um cactos pra lolo de proteção e pensem: me machuquei com ele , primeira prova que protegeria ela!!! Retornei de carona com eles para o Hostel, descansei um pouco e começei o processo de ficar gata para a festa que já falamos !! beijoss e ahh hoje tenho que escolher o tema do meu artigo!! pensamento positivo para minhas ideias!!!!

cierro santa lucia





















domingo, 22 de maio de 2011

DIAS 7 E 8 - SÁBADO: o dia q o mundo não acabou! Dom.: o dia q não começava!

Olá cariños! Sobre sábado o post será compartilhado, pois depois de 7 dias juntos, nos separamos pela primeira vez e cada um ficou com uma família chilena de nossos colegas de curso. Fizemos um sorteio para ver com quem cada um ficaria!! O Leopoldo com a Yenniffer, a Tailah com a Génesis, a Fran com o Ignacio e Eu com a Loreto- Lolo, o Cristopher não participou pq tinha compromisso pessoal... Mas como o propósito é estarmos juntos, logo de noite às 21 , por ai ... nós encontramos no Hostel, pedimos uma pizza e ´fuimos a bailar´ em uma boat bem chic!! Com vários ambientes e música legal!! Eles disseram q é o ´point´dos jogadores de football e artistas!! é claro q a plebe-nós- tb tem vez, conseguimos até ficar na área Vip! voltamos às 5 e pouca, pq tem um decreto lei que toda atividade noturna vai até às 5 da manhã.... No domingo a destruição era total, não que tivéssemos bebido na festa, até pq só tomamos um drink , brinde (lembrando nossa condição de plebe) e água com gelinho!! Mas o esgotamento físico de uma semana de curso, trabalhos e turismo resultou num sono coletivo profundo até às 15 hrs!!! Depois disso, saimos para o Cierro Santa Lucia, já tínhamos ido lá , mas não tínhamos subido pq era tarde a primeira vez q fomos.... ´sacamos´ muitas fotos e a Tailinha tah de parabéns!! apesar de seu medo de altura, conseguiu chegar até o topo, uma vista linda de Santiago e da Cordilheira dos Andes ao redor!! após fomos ao centro almoçar-jantar num shopping!! vimos a apresentação de um mímico na rua e tivemos a cia. de um cachorro por um bom tempo, a propósito, aqui tem muitos cachorros de rua, mas são de raçãs grandes e a maioria tem olhos claros por adaptação climática!!! bem lindinhos!!! bom... vamos estudar , postar umas fotos mais e descansar para mais uma semana.... ressalto que depois cada um comentará sobre seu dia em família chilena... beijos e saudades daqui já!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Hola pessoal! Hoje finalizamos o primeiro módulo do curso, portanto acabamos a parte teórica, e semana que vem iniciaremos a parte prática, como dizem aqui, o trabalho de investigação, o qual consiste na elaboração de um artigo científico, sendo que para este final de semana, como tarefa, ficamos incumbidos de escolher um tema e pesquisar bibliografia, para segunda-feira debatermos em aula.




Pela tarde fomos a um shopping, o que não poderia faltar no nosso itinerário de visitação, um shopping muito lindo e muito grande também. Eu e Tailah passeamos em algumas "lojinhas", já Thaís e Leopoldo preferiram se aventurar e foram patinar no gelo, onde ocorreu um pequeno acidente de execução na hora de Thaís apostar uma corrida com Leopoldo! hehehe...Terminamos a tarde todos juntos, brasileiros e chilenos, tomando um belo café na Starbucks!!! Muitooo bom.




Na hora de voltar para casa nos dividimos em dois grupos, eu e Tailah voltamos de carro com Yennifer, Cristoffer e Gabriel. Leopoldo, Thais e Ignacio voltaram de ônibus e metro. Devido a um protesto demoramos 1h40min no trânsito para chegar no hostal!!!




Leopoldo, Thais e Igancio também demoraram, pois a cidade nao estava em seu ritimo normal por causa do protesto, com ônibus atrasados e trânsito muito lento. Para explicar de forma rápida, está ocorrendo uma série de protestos para que não seja construída uma hidroelétrica, visto que terão que alagar uma grande área de terras, como já comentamos anteriormente.




Enfim, uma coisa que podemos constatar é de que aqui no Chile as pessoas se organizam para protestar quando não estão de acordo com os atos do governo, o que torna muito efetivo o exercício da democracia.




Buenas Noches e continuem acompanhando o blog!!!




Francine, Leopoldo, Thais e Tailah




fotossssss do Museu e do The Clinic




































quinta-feira, 19 de maio de 2011

DIAs 4 e 5. AULAs 3 e 4 MUSEU BELAS ARTES E THE CLINIc

Oi, o nosso post de hoje é sobre quarta e quinta... bom, na quarta eu e a fran, apresentamos nossos trabalhos, deu tudo certo, o leopoldo e a tailah hoje , tb tudo OK!! na tarde de quarta fomos todos juntos, chilenos - agregados e os brasileiros para o MUSEU BELAS ARTES, visitamos exposições da Id. Média, com tema religioso, político, sobre o impressionismo, cubismo, minimalismo , o hiper -realismo, bom, uma tarde mto produtiva, um lazer mto bom de se fazer, depois do museu, fomos ao THE CLINIc, um bar de um jornal que é mto satírico, faz trocadilhos com as reportagens e imagens, mto tradicional... o bar, imaginem, tinha reportagens pelas paredes, com um design todo excêntrico, digamos assim.... rimos mto !!! estava tudo tão bem que queríamos continuar lá.... mas voltamos ali pelas 20:00, conzinhei uma carninha, q me passei no sal !! mas até q eles comeram para ver o grau de "hambre " dessas criaturas!! ah , ontem o leopoldo falando com o irmão dele, disse mais ou menos assim :"é facil acostumar com o bom ,né!?" é bem isso !! fazemos mil coisas , mil coisas boas!!! sobre hoje, quinta.... tínhamos planejado um passeio em valparaiso, na costa, mas aqui no chile está havendo uma série de protestos sobre a construção de uma hirdrelétrica em uma paisagem natural sem igual, segundo nossos colegas de curso, então "para não dar sorte ao azar" ficamos em santiago e fomos ao Patronato.... um lugar com roupas superrrrrr baratas!! coitado do nosso único colega homem de curso, ele ficou andando um monte com as três gurias!!! fomos depois em uma feira de artesanato !!! tb na starbucks- café!! agora pouco fomos jantar e vamos dormir pra recuperar tudo para amanhã!! buenass!!!



uma foto de agora na pausa da aula

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DIA 3. AULA 02. Casos da CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Bom dia a todos. Ontem não conseguios postar nada aqui em nosso blog, porquê simplesmente faltam horas em nossos dias aqui em Santiago...hehe. Ontem tivemos aula das 8:30 äs 13:30. Inicialmente a professora Regina terminou a exposição oral e logo após começamos a debater a cerca das sentanças da Corte Americana de DH que tinhamos que analisar. A metedologia é simples, porém na prática não é tão fácil...hehe..pois temos que expor para a classe nosso entendimento acerca da sentença que nos foi passada (e em espanhol!!). Como as discussões foram extensas, acabamos nos atrasamos um pouco, e nós todos não apresentamos ontem, ficando nossa exposição para hoje, mais precisamente daqui a alguns minutos...(todos estamos muito nervosos e apreensivos para este momento, pq será um momeno formal que teremos que expor idéias oralmente em espanhol). Ontem a tarde nossos companheiros de curso nos levaram para dar uma volta na parte central de Santiago, passando por plaza de armas e outro pontos importantes, inclusive um mini museu na estacão de metro e é claro por mais uma Iglesia, nossa viagem tb é mto espiritual, com todo respeito. Ao final da tarde tomamos um helado com o pessoal, e logo seguimos para o hostal. Mais a noite saimos par comer algo e logo voltamos para o hostel, pois tinhamos que preparar e estudar nossa apresentação para hoje.

Abraços a todos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fotos de nosso 1º dia na UBO































DIA 03- AULA 01. Primeiro dia na UBO!

Olá gente, hoje o nosso post está recheado com novidades de um dia de AULA INAUGURAL! Para não nos atrasarmos saímos com meia hora de folga do hostel, às 7:30, pegamos metro, fizemos ´combinación´, conexão, e chegamos à UBO! Lá visitamos o campus, com todo sua estrutura, uma faculdade bem arborizada e plana, com microondas espalhados pelo pátio para os alunos esquentarem o lanche hehehehe depois conhecemos a secretária do Curso de Derecho, Gimena! Depois conhecemos nossos colegas de classe, que aqui se chamam de companheiros! São 3 gurias e 2 guris. Sim, as mulheres vão dominar o MUNDO !! hehehehe (o leopoldo tá dizendo que não concorda). Mas, REALMENTE COMPREENDEMOS A ESSENCIA DO CURSO. A TROCA DE EXPERIÊNCIAS É FANTÁSTICA! Academicamente estamos realizados. Hoje estudamos os Sistemas Leg., Exec. e Judiciário do Chile, e claro, sempre comentando como é no Brasil. Uma pausa para o café, um presente da professora Regina, que é muito atenciosa e nos recebeu muito bem!! bem querida!! Depois começamos a analisar artigo por artigo da Convenção America de Direito Humanos, ao mesmo tempos que comparávamos com as constituições brasileira e chilena!! A cada direito inerente à pessoa humana, um tema relevante vinha à tona e só tornava o debate MAIS INTERESSANTE. também durante a aula, conversamos sobre a PRODUÇÃO CIENTÍFICA, vamos fazer pelo método francês que será estudado próxima semana!! Na hora do almoço, 13:30, fomos ao ´CASINO´ , um refeitório , muito bom por sinal, a comida era frango grelhado, arroz e ensaladas hehehehe ah, tinha sopa tb !! Sem esquecer do suco maravilhoso!! Depois do almoço, fomos todos juntos para o centro comercial de Santiago!! muitas lojas chics! conseguimos cambiar nosso $$ e fomos para o CIERRO DE SANTA LUCIA, fizemos um comparativo com a floresta da tijuca no rj! é um morro com subida de pedras , mirantes e fontes!!! fica ao lado da biblioteca nacional! um passeio que merece reprise!! fomos tb em uma Igreja central, antiga e tradicional!!! a igreja estava sendo restaurada devido ao terremoto do chile no ano passado! aliás, percebemos que os chilenos estão trabalhando duramente para reconstruir o país!! una FUERZA TAREA, como chamam aqui!! Bom, retornamos cedo ao hostel, por volta das 18:30, descasamos , fomos jantar em um restaurante perto , bem rústico com comida típicas!! as cadeiras eram enormes, estilo tronos de rei e rainha!! as paredes eram de madeira negra e os quadros que remetiam a Idade Média!! Só pelo ambiente histórico já valeu a janta!! e é claro uma boa comida, Plateada com papas fritas e arroz, carne com batata frita hehehehe logo mais postaremos as fotos, pois agora temos que estudar bastante, cada um ficou encarregado de analisar um caso da corte e explicar amanhã para todos!! BUENAS NOCHES Y HASTA MANANÃ!!

domingo, 15 de maio de 2011

SANTIAGO EM UM DIA

Hoje foi um dia muito intenso!
Acordamos as 9 da manhã, tomamos café no Hostal, que por sinal estava muy rico!
Tinha até suco de kiwi, maravilhoso, e umas geleias de damasco, muito boas também!
Depois conhecemos uma francesa que nos passou várias dicas de passeios, inclusive de onde fica o Museo de Recuerdos de los Derechos Humanos, que certamente vamos conhecer.
Então saimos caminhar pela Plaza Italia, onde pegamos um bus (405) para darmos um passeio por Santiago através da Av. Vitacura.
As primeiras impressões foram de uma cidade limpa, organizada, histórica, e ao mesmo tempo muito moderna.
Depois de uma hora de passeio e muitas fotos, voltamos para o Hostal, quando encontramos nossos dois "monitores", Sebastian e Diana, que por sinal são super divertidos e receptivos.
Nosso primeiro passeio juntos, foi até a Universidad Catolica, onde estudaram várias pessoas importantes, inclusive o último presidente do Chile.
Tinha até cinema dentro da Universidad.
Depois fomos almoçar numa lanchonete pouco conhecida, acho que ninguém nunca ouviu falar, um tal de MC... heueheuheu que é muitoooo mais barato do que no Brasil, cerca de 4 reais uma MC oferta.
Logo após fomos até a Casa de la Moneda (residência oficial do governo chileno), onde vimos uma bandeira no meio da avenida, muito grande, a qual foi um presente que o país ganhou pelo seu bicentenário.
Ali, tiramos muitas fotos em frente da Casa de la Moneda, pois é um lugar muito bonito, com uma fonte linda (a Fran amou).
Mias tarde pegamos novamente um bus para mais um passeio por Santiago, agora acompanhados por nossos monitores, os quais durante o percurso iam nos explicando contando a história e curiosidades sobre a cidade.
Ficamos muito amigos deles, algumas vezes não entendiamos direito o que eles falavam, tinhamos que pedir para "hablar más lento". Mas foi tranquilo.
Ensinamos algumas palavras pra eles, eles nos ensinaram algumas gírias, dentre elas polholho (namorado), que nós já modificamos para polholhar.
Embora as ruas de Santiago não terem buracos, o bus treme muito, e o condutor corre demais, quase caímos diversas vezes, o que torna a viagem no mínimo, emocionante.
Certa hora o ônibus parou, e todas as pessoas levantaram rapidamente, e sairam, também, muito rápido, ficamos muito assustados achando que era um assalto, terrorista, hauahuahauaua.
Era apenas para trocar de bus.
No fim do passeio, Sebastian e Diana nos levaram ao supermercado, onde compramos algumas cositas para cenar.
Foi a Thaís que cozinhou, uma massa a bolonhesa. Quando terminamos a janta, do nosso lado sentou um Finlandês, que também provou a massa.

Agora vamos dormir porque estamos cansados e amanhã cedinho começa o nosso tão esperado curso, e estamos muito ansiosos.
Um abraço a todos e não deixem de olhar as fotos que foram postadas, no link "primeiras impressões".

primeiras impressões


































































sábado, 14 de maio de 2011

Enfim FADISMA no Chile!!!

Encerramos o primeiro dia de intercâmbio com muitas novidades e histórias para contar! Então aí vai uma síntese do nosso dia:
Em Montevideo, na sala de embarque, conhecemos uma simpática família paraguaia de descendência coreana, dos quais, se destacaram os dois filhos, Benjamin(10 anos) e Daniel(11 anos), os quais apresentaram-se muito comunicativos. Os meninos eram muito legais e falavam vários idiomas como espanhol, ingles, coreano, frances e ainda arriscavam o português. Esta família nos acompanhou até nosso destino final. Na despedida, trocamos endereços e ficou a vontade do reencontro.
Durante o voo, a Tailah nos acordou, para que víssemos a cordilheira dos andes, visão muito lindaaa e inesquecível!!!!
Na chegada, o primeiro susto: cade a nossa plaquinha com os nossos nomes. Ficamos mais um tempo com a família de coreanos, até que decidimos abrir o nosso super banner com a bandeira do brasil e aí quem aparece: UM BRASILEIRO, era de São Paulo e estava fazendo pesquisa para o tcc e visitar a namorada.
Depois que cambiamos um dinheirinho, a Tailah e o Leopoldo foram procurar a salvação, quando de repende, avistam a placa faVisma. Bem que a Tailah desconfiou: a placa estava errada.
O Seu Simon Rafael era o nosso motorista, que também ficou aliviado quando nos encontrou. No caminho para o hotel, a van era só alegria, cantamos, gritamos e batemos palma, eis que começa a tocar na rádio o grande sucesso Chora me Liga.... foi uma festa só!!!!!
Chegando no Hotel o Manuel (que o Leopoldo insiste em chamar de Carlos) nos recebeu muito bem, quebrou vários galhos já, como: quebrando o cadeado da mala da Tailah que não tinha jeito de abrir, trazendo uma toalha extra, e o melhor deles: telefonando para uma pizza!!! E QUE PIZZA!
Reunimos as últimas forças para postar aqui e amanhã postaremos algumas fotos!!!

Aeropuerto de Carrasco - Montevideo Uruguay

Hoje às 8:30, pontualmente, foi nossa partida... a chegada em POA foi mto tranquila... por INCRÍVEL q pareça não tivemos q pagar excesso de babagem... chegamos há pouco em Montevideo , estamos em um café do aeroporto descansando um pouco para mais uma etapa... com torradas e papas fritas !! hasta luego !!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

24 hrs!


é iso ai pessoal...menos de 24 horas para o embarque rumo a Chile, e a ansiendade toma conta...juntando documentos, adiantando provas, fechando a mala, despedindo-se de pessoas importantes..enfim....são muitas expctitativas!!
haaa...já está no site da fadisma (www.fadisma.com.br) a materia que fizemos com o pessoal da Dois. Confiram lá, ficou muito boa.


leopoldo vasconcelos

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pré Viagem!!!


Tudo em menos de um mês ...... da divulgação para os alunos ao processo seletivo e os preparativos finais para a viagem, foram menos de 30 dias !!!

Já nos reunimos , almoçamos juntos, conversamos com o pessoal da Dois, Assessoria de Comunicação, trocamos e-mails com nosso apoio no Chile e até aquele prévio contato no facebook!!!

GOSTAMOS desta "Pré Viagem".


a Expectativa deixa tudo mais emocionante, com aquela interrogação... e aí ? como será???

Thaís - Francine - Tailah e Leopoldo