domingo, 4 de setembro de 2011

Aula dia 02 de setembro na Faculdade De Direito de Sta Maria

É com gratidão e admiração que agredeço, em nome do grupo de intercambistas da FADISMA e UBO do Chile, a magnifica aula ministrada pelo Prof e amigo Dailor dos Santos. Uma aula sensacional sobre Justiça de Transiçao e direito à memória. Dentre os intensos e proveitosos debates travados em aula, uma frase acho que resume o encontro: "o esquecimento nada mais é que o retardamento da memória". Bueno, as portas da FADISMA estão abertas Dailor, pf volte sempre que desejar. Grande abraço dos alunos brasileiros e chilenos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

NOVA OPORTUNIDADE! IMPERDÍVEL!






Pessoal, abriu o edital para o Curso Internacional de Curta Duração FADISMA/WIENER, em Lima, no Peru!

O tema deste curso, com enfoque em Direitos Humanos de maneira comparada, será: "Os Direitos Humanos no Século XXI". O curso é de 30 dias, com a primeira etapa no Brasil no período de 15 à 29 de outubro de 2011 e a segunda etapa, no Peru, no mês de maio de 2012 (13 à 27 de maio).

Os requisitos para a inscrição são muito simples: o aluno deve ter superado 50% da carga-horária total do curso de Direito, além de estar devidamente matriculado na FADISMA e estar em dia com a situação financeira.

Para maiores informações acessem: http://www.fadisma.com.br/website/?f=edital&IDF=155

Os documentos para a seleção são muito simples, e vale a pena fazer um pequeno esforço para juntá-los!

A experiência que tivemos no intercâmbio no Chile, foi incrível, apesar da demanda e o interesse dos alunos em participar no 1º curso internacional de curta duração proporcionado pela instituição, a carga que voltamos é imensa!

É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA. Como afirmamos em várias entrevistas, sites de relacionamento e conversas informais sobre a nossa experiência: "15 dias de curso e 15 anos de memória" (de autoria da Thaís). Isto resume a intensidade em que vivemos durante os 15 dias!

Como forma de incentivá-los, a minha experiência, além de profissional, pessoal, foi excepcional, fui sem saber o espanhol e aos poucos fui aprendendo, quando eu vi, estava dando entrevista em espanhol na rádio da Universidade Bernardo O'Higgins, conversei com o Diretor do curso de Direito, o qual é muito temido pelos alunos! Lugares que conheci, pessoas maravilhosas que conheci.... SÓ QUEM PARTICIPA, SABE O QUANTO VALE A PENA!

Portanto, fica a dica! As inscrições começam no dia 08 de agosto à 23 de setembro de 2011.

Também me disponibilizo, assim como os outros participantes do Curso FADISMA-UBO (Tailah Ponsi, Thaís Anelli e Leopoldo Vasconcelos) para qualquer dúvida!

Também adianto, que faremos uma palestra contando sobre a nossa experiência no Chile. Em breve, maiores informações!

Um beijo a todos, e não deixem de participar!

OBS: Posto algumas fotos de nossa experiência. Vocês também poderão ter a sua!!!

Francine Tessele.




Vídeo de 1 de nossos passeios!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Contagem regressiva!!

Depois de uma semana corrida e um falso feriadão, o qual foi de estudos e mais estudos para todos, creio eu, finalmente começo a dar andamento ao meu artigo, aquele que começei ainda lá no Chile. Tenho falado com Thais, Fran e Thaila pelos corredores da faculdade, (em festas tb..heh) mais até com a Fran, uma vez que somos colegas em Dto. Ambiental, e os comentários são de que está puxado..hehe. Venho mantendo contato com os amigos do Chile, falo com Ignacio pelo bate papo do Orkut - e tento ensinar ele a mexer, pois, por incrivel que pareça, no chile quase ninguém sabe da existencia do Orkut. Com a Yennifer, Genesis e Lolo falo pelo Facebook, e elas sempre falam que o Cris manda "saludos" para todos nós aqui. Ficamos sabendo que nosso amigo Lavranti está de passagem marcada para vir nos visitar agora em julho, o que nos alegra bastante.
Bom pessoal, como disse a Yenniffer a pouco minutos, a contar de hoje faltam apenas 54 dias para o desembarque de nossos companheiros chilenos em santa maria...até lá, terminar o semestre com louvor, descansar um pouquinho nas férias - no meu caso estudar para o exame da OAB - e preprar o que temos de melhor para mostrar par los Chilenos... Bom, era isso pessoal, contagem regressiva até o dia 20 de agosto... Um grande abraço a todos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MÃOS À OBRA!!

Olá gente, depois de uma semana do retorno às atividades rotineiras estamos começando nossas pesquisas para o artigo científico!!

Já cuidamos as datas de inscrições de trabalhos para concurso de artigos científicos. Por exemplo, o da AJURIS http://www.ajuris.org.br/ajuris/ !!

Os nossos temas são:

Thaís: Art. 6º da CIDH - Direito tutelado internacionalmente - Direito do Trabalho do Imigrantes e refugiados no Brasil

Tailah: Garantias Constitucionais na Investigação - Obtenção de Provas no Processo Crime

Francine: O direito ao aborto em casos de anencefalia à luz da convenção americana de DH.

Leopoldo: "A convenção americana de direitos humanos como parâmetro para controle de convencionalidade de leis no Brasil.

É isso aí, pessoal!

Bom trabalho a todos!!

E quem tiver material relacionado é só nos avisar, sempre é bem-vindo !

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Voltando à rotina...





Como Leopoldo mencionou muito bem, nossa volta foi marcada por muito cansaço mas a recepção de nossas famílias foi um momento único e especial! Apesar de eu já conhecer a família da Thaís e da Tailah, pude conhecer a família de Leopoldo e a irmã que ele tanto falava e lembrava com muito carinho durante a viagem!

Minha recepção foi maravilhosa, apesar de termos passado os 15 dias muito bem no Chile (com um gostinho de quero mais), a saudade da família era muito grande (e também dos amigos, claro)! Então me levaram para jantar no Restaurante Vera Cruz, para comer um galeto, com polenta, maionese, salada!!! Primeiramente eu nem conseguia comer, querendo contar todos os 15 dias em pouco tempo.... e também todos ansiosos para saber todos os detalhes de nossa experiência, o que resultou em uma noite de muitas conversas!!!

Segunda-feira foi um dia normal como qualquer outro na faculdade, com um porém: onde passávamos perguntavam: "e aí, como foi a viagem?" Todos muito em
polgados para saber um pouco mais! A recepção dos colegas foi ótima, pudemos "matar" a saudade!! Eu, Tailah e Thaís fomos recebidas com muito carinho pelo nossos colegas! Não posso deixar de agradecer, àqueles que colaboraram conosco nos enviando material das aulas dessas duas semanas e que foram nossos porta-vozes em sala de aula! Também agradecer a compreensão dos professores, que estão nos dando todo o apoio e suporte para esta recuperação das aulas!

Terça-feira tivemos um almoço com os professores, para contarmos sobre a viagem e pensar na chegada dos nossos amigos chilenos ao Brasil! O almoço foi excelente, um risoto muito delicioso!! A expectativa dos professores ao saber como tudo ocorreu foi encantadora, uma conversa ótima, com gosto de missão cumprida na primeira etapa!!!

Quarta-feira tivemos uma entrevista para a Assessoria de Comunicação da Fadisma, na qual relembramos o momento em que foi divulgado o intercâmbio, nossas preparações... até o momento da nossa chegada ao Brasil!

Quinta-feira me comuniquei via messenger com webcam com o Ignacio, em que conversamos sobre nossa semana, nossas aulas, na expectativa da vinda deles ao Brasil... foi maravilhoso, pois todos eles deixaram muitas saudades! Hoje até recebi uma pergunta: "mas o que esses chilenos fizeram para tanta saudade?".... Não tem palavras para descrever o quanto f
izeram por nós, o vinculo que criamos, uma amizade muito bonita que só participando desse tipo de atividade para sentir o que estamos sentindo!

Isso foi um pouco da primeira semana de volta a Fadisma, posto
algumas fotos da nossa despedida e da viagem de volta!

Um beijo a todos!!

Francine Tessele.


segunda-feira, 30 de maio de 2011

A volta triunfal ao Brasil!!

Bom caros seguidores, leitores, apreciadores e amigos que acompanharam toda nossa história no Chile (por muitas vezes quase que em tempo real), dando sequência ao post das gurias me ecarrego de contar um pouco sobre a nossa volta para Santa Maria. Como a Thais disse, depois de uma sexta-feira intensa -shopping, visita ao ex-congresso ...) marcamos uma grande despedida com todos os companheiros de curso, a prof Regina, Seu esposo e alguns agregados que conhecemos em Santiago. Arrumamos nossas bagagens (o que não era pouco) e começemos a nos arreglar para o carrete (expressão usada pelos chilenos para se referir a festa). De tanto que gostamos voltamos ao Santo Segredo. La tivemos uma noite agradável e ao mesmo tempo que muito alegre pelo sentimento de missão cumprida, um pouco triste pois a emoção era muita por causa da despedida. Conversamos, demos muita risada, provamos algumas especiarias tipicas chilenas, choramos, nos emocionamos, em fim, acho que posso dizer que todos nós em algum momento da noite - ou em vários - externamos todo o sentimento dese período no Chile. A companhia e a conversa era tão boa, e a vontade de não se separar era ta grande que não queriamos ir embora, mas as horas iam passando e se aproximava a hora de pegarmos o taxi para o aeroporto, o qual haviamos marcado para às 5:15 da madrugada. Quando de fato inicamos as despedidas eram lagrimas, abraçoes e beijos para todos os lados, quase que inundamos o pub..hehe. Alguns colegas nos acompanharam até o hostal para mais uma despedida, agora a final mesmo, mas como a Thais mencionou no post anterior, apenas um "ATÉ LOGO". Era por volta de 4h da manha qdo chegamos ao Hostal, nem preciso dizer que foi aquela correria para fechar as malas e correr para o aeroporto. Tivemos alguns problemas para fechar as melas, pois os regalos eram muitos, mas como todo bom brasileiro demos um jeitinho - eu deixei desodorant,e shampoo, e até o meu sorine que não coube na mala - as gurias tambm tiveram que deixar alguns pertences. Nos despedimos do pessoal do Hostal, oportunidade na qual agradecemos toda a atençao carinho e hospitalidade que tivemos. Em fim, conseguimaos entar na vam e embarcamos correndo para o aeroporto. O cansaço pegou, nossos corpos estavam no limite do limite, e nossas mentes já havima transgredido todos os limites possiveis, e ainda faltava um dia inteiro de viagem, conexões e correria por aeroportos, porém nada disso importava, pois nossa realizaçao como aluno de Direito e como pessoa era extrema. Eu e Thais sacamos nossos belos óculos escuros, levantamos a cabeça e juntamente com Fran e Tailah demos início ao nosso retorno - As caras eram de dar pena- Nossa maior preocupação era com o excesso de bagagem, o que logo se confirmou na hora de fazer o Chek-im, porém demos aquele jetinho e resolvemos os contratempos que surgiram facil facil. Demoramos para embarcar, pois o aeroporto já estava lotado logo cedo e tinhamos que passar pela imigraçao ainda, então nem conseguimos comer. direito. No voo de Santiago para Montevideo em algum momento todos dormimos, uns mais, outros menos, e qdo vimos já estavamos no Uruguay, com aquele sentimento de jque já estavamos mais pra lá do que pra cá. A conexao foi rápida, tivemos tempo apenas de fazer um lanche e ir no banheiro, pq logo embarcamos. O voo até POA foi tranquilo, porém a ansiedade pra chegar era grande. Já em Poa a Fram teve um probleminha com a mala, mas logo resolvmos. Bom, acho que agora posso dizer que chegamos na última etapa de nosso retorno, o bus até Sta Maria. Nesse momento a ansiedade de nossas famiíias acho que até superava a nossa, pq estavamos tão cansados que nem ficar ansiosos conseguiamos mais. Durmimos por algum tempo durante a volta, até pq eram quatro horas até sta maria. Meu pai e os pais da fran lpor volta das 7:30 já estavam na rodo, sendo que só chegamos as 8h...hehe. Chegamos bem no horário e a rodoviaria ficou pequena para tanta saudade, alegria, histórias e emoção. Nos abraçamos todos, falamos sem parar, querendo contar todos os 15 dias em 05 min, tiramos uma foto para marcar a chegada, até que nos despedimos e fomos então cada um para suas casas. Minha familia me esperava com um belo Strognoff para saber de tudo, estavam meus avós, tios, pais,primos e irmaos...comemos e ficamos atá as 3h da manha conversando, até que eu nao aguentei e dormi sentado. Bom colegas, esse foi um breve relato de nosso retorno. Aproveito para deixar um gancho para o próximo posto, onde contraemos o nosso primeiro dia na FADISMA, o reencontro com os colegas, as histórias, as perguntas...em fim tudo o que se passou no Chile. Um grande abraço a todos e continuem acompanhando, pois o blog continuará sendo alimentado, inclusive pelos Chilenos, os quais, em breve, começaram a postar aqui tb.