segunda-feira, 27 de junho de 2011

Contagem regressiva!!

Depois de uma semana corrida e um falso feriadão, o qual foi de estudos e mais estudos para todos, creio eu, finalmente começo a dar andamento ao meu artigo, aquele que começei ainda lá no Chile. Tenho falado com Thais, Fran e Thaila pelos corredores da faculdade, (em festas tb..heh) mais até com a Fran, uma vez que somos colegas em Dto. Ambiental, e os comentários são de que está puxado..hehe. Venho mantendo contato com os amigos do Chile, falo com Ignacio pelo bate papo do Orkut - e tento ensinar ele a mexer, pois, por incrivel que pareça, no chile quase ninguém sabe da existencia do Orkut. Com a Yennifer, Genesis e Lolo falo pelo Facebook, e elas sempre falam que o Cris manda "saludos" para todos nós aqui. Ficamos sabendo que nosso amigo Lavranti está de passagem marcada para vir nos visitar agora em julho, o que nos alegra bastante.
Bom pessoal, como disse a Yenniffer a pouco minutos, a contar de hoje faltam apenas 54 dias para o desembarque de nossos companheiros chilenos em santa maria...até lá, terminar o semestre com louvor, descansar um pouquinho nas férias - no meu caso estudar para o exame da OAB - e preprar o que temos de melhor para mostrar par los Chilenos... Bom, era isso pessoal, contagem regressiva até o dia 20 de agosto... Um grande abraço a todos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MÃOS À OBRA!!

Olá gente, depois de uma semana do retorno às atividades rotineiras estamos começando nossas pesquisas para o artigo científico!!

Já cuidamos as datas de inscrições de trabalhos para concurso de artigos científicos. Por exemplo, o da AJURIS http://www.ajuris.org.br/ajuris/ !!

Os nossos temas são:

Thaís: Art. 6º da CIDH - Direito tutelado internacionalmente - Direito do Trabalho do Imigrantes e refugiados no Brasil

Tailah: Garantias Constitucionais na Investigação - Obtenção de Provas no Processo Crime

Francine: O direito ao aborto em casos de anencefalia à luz da convenção americana de DH.

Leopoldo: "A convenção americana de direitos humanos como parâmetro para controle de convencionalidade de leis no Brasil.

É isso aí, pessoal!

Bom trabalho a todos!!

E quem tiver material relacionado é só nos avisar, sempre é bem-vindo !

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Voltando à rotina...





Como Leopoldo mencionou muito bem, nossa volta foi marcada por muito cansaço mas a recepção de nossas famílias foi um momento único e especial! Apesar de eu já conhecer a família da Thaís e da Tailah, pude conhecer a família de Leopoldo e a irmã que ele tanto falava e lembrava com muito carinho durante a viagem!

Minha recepção foi maravilhosa, apesar de termos passado os 15 dias muito bem no Chile (com um gostinho de quero mais), a saudade da família era muito grande (e também dos amigos, claro)! Então me levaram para jantar no Restaurante Vera Cruz, para comer um galeto, com polenta, maionese, salada!!! Primeiramente eu nem conseguia comer, querendo contar todos os 15 dias em pouco tempo.... e também todos ansiosos para saber todos os detalhes de nossa experiência, o que resultou em uma noite de muitas conversas!!!

Segunda-feira foi um dia normal como qualquer outro na faculdade, com um porém: onde passávamos perguntavam: "e aí, como foi a viagem?" Todos muito em
polgados para saber um pouco mais! A recepção dos colegas foi ótima, pudemos "matar" a saudade!! Eu, Tailah e Thaís fomos recebidas com muito carinho pelo nossos colegas! Não posso deixar de agradecer, àqueles que colaboraram conosco nos enviando material das aulas dessas duas semanas e que foram nossos porta-vozes em sala de aula! Também agradecer a compreensão dos professores, que estão nos dando todo o apoio e suporte para esta recuperação das aulas!

Terça-feira tivemos um almoço com os professores, para contarmos sobre a viagem e pensar na chegada dos nossos amigos chilenos ao Brasil! O almoço foi excelente, um risoto muito delicioso!! A expectativa dos professores ao saber como tudo ocorreu foi encantadora, uma conversa ótima, com gosto de missão cumprida na primeira etapa!!!

Quarta-feira tivemos uma entrevista para a Assessoria de Comunicação da Fadisma, na qual relembramos o momento em que foi divulgado o intercâmbio, nossas preparações... até o momento da nossa chegada ao Brasil!

Quinta-feira me comuniquei via messenger com webcam com o Ignacio, em que conversamos sobre nossa semana, nossas aulas, na expectativa da vinda deles ao Brasil... foi maravilhoso, pois todos eles deixaram muitas saudades! Hoje até recebi uma pergunta: "mas o que esses chilenos fizeram para tanta saudade?".... Não tem palavras para descrever o quanto f
izeram por nós, o vinculo que criamos, uma amizade muito bonita que só participando desse tipo de atividade para sentir o que estamos sentindo!

Isso foi um pouco da primeira semana de volta a Fadisma, posto
algumas fotos da nossa despedida e da viagem de volta!

Um beijo a todos!!

Francine Tessele.